A Kakistocracia é um conceito do historiador grego Políbio, que significa "governo dos piores", onde pior significa corrupto, imoral, inapto, etc.
Segundo Venturini (1975), "a Kakistocracia vem de kakistos, que em grego é o superlativo de kakos. Por sua vez kakos significa 'mau', 'sórdido', 'sujo', 'vil', 'perverso', 'nocivo', etc. Logo, se kakos é perverso, o superlativo kakitos é o 'pior entre os perversos'. Daí que nos ocorreu que Kakistocracia é o governo dos piores".
Contudo, se kakos é perverso e kakitos é "o pior entre os perversos", não seria incoerente dizer que se existe uma Kakistocracia também é possível uma Kakoscracia, ou seja, o governo que é de fato ruim, mas não o pior a ponto de ser enquadrados em uma Kakistocracia. Talvez a Kakoscracia seja um meio termo entre a mediocridade e a Kakistocracia. Em que pese Políbio ter conceituado um governo inapto ou imoral como Kakistocracia, o mundo mudou e hoje não se enxerga os grupos políticos apenas como bons ou maus.
Bovero (2002) diz, em seu livro "Contra o governos dos piores" que a Kakistocracia é a combinação da tirania, a oligarquia e a demagogia, que resulta num péssimo governo, a república dos piores". O filósofo italiano tem sido largamente utilizado como fonte de referência em trabalhos que relacionam os governos de esquerda com a Kakistocracia na América Latina, principalmente em espanhol. Não se trata de um inocente erro de entendimento, mas de uma manipulação dos grupos kakistocratas para jogar um valioso conceito contra a esquerda e tirar o foco sobre os mesmos.
Vejamos primeiro os componentes básicos da Kakistocracia: oligarquia, tirania e demagogia.
Oligarquia
- substantivo feminino
- 1.regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.
- 2.p.ext. preponderância de um pequeno grupo no poder.
Bovero diz que o grupo é oligárquico. No Brasil, quem são as oligarquias brasileiras senão os coronéis, os latifundiários e os grandes empresários, representados pelo clã Marinho, proprietário da Rede Globo? Em que momento do país a esquerda brasileira foi maioria no Congresso Nacional? O que houve foi uma coalizão da esquerda com setores de centro e até de direita para ter os votos necessários para aprovar projetos, mas isso se chama governabilidade, existente em qualquer país com estrutura política que se assemelhe ao país.
Tirania
substantivo feminino
- 1.poder soberano usurpado e ilegal; governo de tirano.
- 2.domínio, poder ou qualidade de tirano.
Bovero também diz que o grupo é tirano, pois não aceita perder o domínio e quando perde, o toma de forma ilegal.
No Brasil está em curso um processo para usurpar o poder legalmente atribuído a presidenta Dilma. Um grupo que sequer reconheceu a derrota nas urnas e que tem promovido a ditadura da maioria no Congresso Nacional, atrapalhando o governo quando tem a oportunidade. A tirania não está na esquerda, mas na direita.
Finalmente, Bovero diz que há demagogia.
Demagogia
Sousa (2016) diz que "o filósofo Platão foi um dos primeiros a usar a palavra demagogia em um sentido pejorativo. Nesse caso, ele reivindicou o uso do termo para conceituar aqueles que julgavam como bom tudo aquilo que os agradava e ruim tudo que ia contra seus interesses."
Nesse sentido é possível atribuir a todos os grupos políticos que já alcançaram o poder algum grau de demagogia, mas jamais destinar uma parcela maior a esquerda do que à direita.
Ainda que persistisse alguma dúvida, Bovero diz que o governo dos piores favorece a Plutocracia, ou seja, que o sistema político seja controlado pelo grupo mais rico. Onde estão os ricos, senão ao lado do pato amarelo da Fiesp? Senão ao lado dos que desejam derrubar uma presidenta eleita pelo povo? Demagogia é uma parcela da sociedade querer desmerecer a vontade de mais de 50 milhões de brasileiros nas ruas, mas querer derrubar a presidenta por manifestações com alguns poucos milhões de insatisfeitos.
Se o impeachment sem crime de responsabilidade ocorrer, tudo se encaminha para o "governo dos piores", onde será posto em execução a Ponte para o futuro, uma série de medidas não apoiadas por voto popular. Um programa de governo ilegítimo.
De fato existem muitos tiranos no cenário político de nosso país, mas graças a Deus, alguns ainda se salvem, como por exemplo Sinclair Lopes. Ele vem fazendo a diferença, acompanhe seu trabalho.
ResponderExcluirVivemos hoje no Brasil uma kakistocracia, "o governo dos piores". É lamentável.
ResponderExcluir